Como um Vovô Abriu Sua Vila Para o Maravilhoso Amor de Deus

panama

Como um Vovô Abriu Sua Vila Para o Maravilhoso Amor de Deus

Como um Vovô Abriu Sua Vila Para o Maravilhoso Amor de Deus 

Você já se perguntou se é digno de ser usado por Deus de maneira grandiosa? Talvez você pense que não tem dinheiro ou educação suficiente para Deus usar alguém como você. Deus sente prazer em usar pessoas que o mundo acha fracas para fazer o trabalho de Seu incrível Reino! Deus falou ao profeta Samuel para nomear a Davi, mesmo ele sendo o mais novo e a pessoa menos provável para ser Rei. Ele ainda hoje escolhe pessoas improváveis. 

Uma Longa Caminhada 

Muitos anos atrás, havia um homem de uma tribo indígena no Panamá. A tribo é chamada Ngäbe e tem uma população de cerca 300 mil habitantes. Destes, pouquíssimos eram seguidores de Jesus. 

Um dia esse homem andou uma longa distância. Depois de uma hora ele chegou a uma igreja. Ao ouvir a maravilhosa mensagem pregada ali, ele pensou consigo: “Um dia quero ser um pregador dessas boas novas! Minha comunidade e meu povo precisam ouvir isso também.” 

Dez anos depois, o desejo desse povo de conhecer a Deus havia aumentado. Ele ajudou seu tio a começar uma pequena igreja em na sua vila natal. O homem, sua família e seus vizinhos começaram a se encontrar para louvar e orar a Jesus. Seu nome era Rafael. 

Fome de Mais 

Não foi fácil para ele, pois ele não entendia bem a Bíblia. Ele só havia completado o ensino fundamental. Escrever também era difícil, mas ele tinha fome de mais conhecimento de Deus. 

 
Muitos anos se passaram. Um dia uma equipe missionária chegou em sua região. Eram pessoas de uma organização chamada JOCUM. Ele foi encorajado pela mensagem trazida e queria saber mais. O Senhor continuou a chamar e a conduzir Rafael e sua família. Ele acabou fazendo alguns treinamentos com a JOCUM e se juntou à organização. 

Vendo a Face de Jesus 

Em 2007 Deus respondeu ao desejo crescente de Rafael mostrando-lhe um sonho. Em sua visão o Senhor o levantou e o levou a um certo lugar. Lá ele viu uma pessoa vestida de roupas brancas de pé na sua frente. Então Rafael viu uma piscina de água. A pessoa de branco entrou na piscina e se deitou. Enquanto Rafael olhava para dentro da água ele via o rosto da pessoa na piscina. Era a face de Jesus! 

Uma voz lhe disse: “Você será como um tanque de água. Você levará minha água a muitos lugares secos e sedentos.” Rafael se encheu de temor. Ele acordou subitamente de seu sonho. Eram 2 da madrugada. Ele imediatamente acordou sua esposa e disse: Precisamos orar!” 

Após meses de ponderação eles decidiram ir e começar uma igreja na área em que Jesus lhe havia mostrado. 

Achando uma Pessoa de Paz 

As pessoas daquela região seguiam uma prática religiosa chamada Mama Tada. Trata-se de uma prática muito idólatra. Ele não estava certo de que o povo estaria aberto a sua mensagem, e a princípio não estavam mesmo. Quando ele chegou à vila ninguém queria recebê-lo. Começou a escurecer e ele e sua família não tinham lugar para ficar. Começou a chover. Não foi fácil, especialmente para eles com seu pequeno bebê. Eles ficaram desabrigados, debaixo de uma árvore naquela noite difícil. 

Na manhã seguinte, eles começaram a caminhar para outro lugar na região de Tugri. As vilas Ngäbe eram geralmente bem espalhadas, em clãs ou grupos familiares. Naquele dia caminharam por diferentes lugares mais afastados da vila. Naquela nova área também não quiseram ouvi-los, tampouco sua mensagem. No terceiro dia continuaram a caminhada, acreditando que Deus lhes mostraria por onde começar. Eles viram uma casa e se aproximaram. Um Senhor de idade, um avô de uns sessenta anos lhes deu boas-vindas! 

Parece que vocês têm algo a dizer”, disse o velho. “Eu estou pronto para ouvi-los.” 

 
Rafael então compartilhou a mensagem de Jesus com aquele homem e sua esposa, que depositaram sua confiança em Jesus e convidaram Rafael e sua família para ficar com eles. Eles haviam encontrado uma Pessoa de Paz. Depois de alguns dias eles voltaram para casa mas a cada quinze dias eles visitavam esse senhor e sua esposa. 

Sempre que vinham, o vovô convidava outros para ouvirem. “Eles não me conheciam ou não queriam vir comigo” disse Rafael. “Mas eles conheciam o avô muito bem, então vinham ouvir.” 

Em pouco tempo já havia sessenta pessoas se encontrando naquela casa para uma assídua comunhão. Enquanto isso, na medida em que a igreja crescia, houve vários ataques. Foram acusados e ameaçados, mas o trabalho de Deus continuou a se expandir. 

De Poucas a Milhares de Pessoas 

Hoje essa pequena vila indígena tem dezenove igrejas plantadas por esse apóstolo dos tempos modernos. Há mais de 5.500 crentes e mais de 3.000 já foram batizados. As Igrejas que Rafael plantou estão começando a se multiplicar. Seus discípulos estão agora fundando novas igrejas também. 

Perseverança, fé, e encontrar a Pessoa-chave de Paz fez uma enorme diferença para alcançar essa tribo indígena. Deus escolheu Rafael. Ele Se revelou a ele através de um sonho. Embora estivesse com medo, esse ousado apóstolo nativo tomou um passo de fé. Ele corajosamente respondeu ao chamado de Deus. 

Mesmo quando ele não foi bem recebido, ele continuou a caminhada até que Deus lhe desse aquele velho homem e sua esposa. Eles estavam prontos não só pra receberem Jesus, mas também para chamar outros da comunidade para ouvirem a mensagem do evangelho. 

Cada um de nós tem um chamado de Deus para alcançar aqueles que nunca ouviram a mensagem de Cristo. Seja para o seu próprio povo ou de outro lugar, Ele nos pergunta hoje: “Quem levará minha mensagem de amor?” 

No Comments

Add your comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Send this to a friend